veraferro

Sobre os Imigrantes por Oscar Ambrosio

Vera Ferro

Ao enfocar a temática da imigração, a artista plástica Vera Ferro consegue significativos efeitos. A sua preocupação central está nas pessoas que ultrapassam as fronteiras. Suas imagens vão desde mães carregando filhos a grupos em deslocamento, em caminhadas muitas vezes épicas.

Seus mapas não são geográficos, mas existenciais. É possível perceber o drama dos imigrantes e refugiados pela maneira como eles se vestem e olham. Sua jornada é permeada por cercas, muros e grandes, perto das quais crianças e adultos experimentam a mesma percepção de não pertencer a lugar algum.

A proposta da artista passa por algo que podemos chamar de estética do caminhar. As pessoas retratadas constituem um libelo contra a violência. Carregam em cada passo o peso do existir perante um presente pouco favorável e um futuro imprevisível, sujeito a influências políticas, sociais e econômicas.

As imagens apontam como cada um dos imigrantes leva seu fardo. Vera Ferro consegue, por meio das linhas, cores e formas, uma linguagem própria que não se deixa dominar pela emotividade do tema e o apresenta de maneira oxigenada, mantendo as tensões do drama, mas com rigor técnico e delicadeza.

Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais.