veraferro

A ubá do curumim 2009

Autora: Izabel Fortes
Ilustrações: Vera Ferro
Roda & Cia Editora
Ficha Técnica:
4 cores; formato: 20 x 27 cm; 24 páginas; preço: R$ 30,00

Sinopse:
O curumim amava seu pai e se encantava com as histórias de seu povo que ele ia contando. Quando voltavam para a aldeia, traziam peixes de todos os tamanhos e cores: arambary, sarapó, mandiu, surubi e muitos outros.
Às vezes, o indiozinho acordava chorando com medo de crescer e perder os encantos daquela gostosa vida selvagem. Às vezes, acordava sorrindo de contentamento, pois já se sentia dono de uma canoa feita por seu pai do tamburi que havia crescido junto com ele. O tempo passou, e chegou o dia em que Acari já podia ir pescar com pai Jari. Desciam e subiam, desciam e subiam o rio juntos, na mesma embarcação. Mas... para desvendar os mistérios do rio, carecia navegar numa ubá só dele. Enfrentar as águas sozinho. Enfrentar-se. Conhecer as manhas do rio. Conhecer-se. Um dia... Quem sabe!

Temas abordados: natureza, folclore, cultura indígena, pai, criança, adolescente, rituais de passagem, auto-conhecimento, ciclo de vida.

Valores humanos: união, amor, respeito a si mesmo, ao outro e ao meio ambiente, crescimento, solidariedade, aceitação das diferenças.

Datas comemorativas: 05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente; 21 de março: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial; 19 de abril: Dia do Índio; 17 de junho: Dia de Proteção às Florestas; 22 de agosto: Dia do Folclore.

Interdisciplinaridade

História e Geografia (pesquisar e conhecer as principais tribos indígenas do Brasil: regiões, costumes, habitação, festas, rituais, etc.); Língua Portuguesa (explorar nosso folclore a partir da história, escrever um conto utilizando um dicionário Português/Tupy-Guarani); Ciências (peixes de água doce encontrados no Brasil); Artes (confeccionar fantasias e adornos, dramatizar a história, conhecer a artista que ilustrou a história visitando seu site: www.veraferro.com.br)